terça-feira, 23 de novembro de 2010

Minha Paris


Com o fim do ano chegando, a gente começa a viajar, planejar viagens ou "viajar" nas viagens que podemos fazer um dia. Esse ano, eu fiz uma viagem que eu seeeempre sonhei em fazer: Paris. E, como eu gastei todo meu amado dinheirinho em Zaras, Fekkais e esmaltes hahaha, conheci uma Paris só minha... andando muuuito a pé e de ônibus; me perdendo um pouco e conhecendo lugares e vendo coisas quase poéticas. Então vou dar umas dicas do que conheci e achei imperdível, pode ser?

Les Bouquinistes


Quem vê essas latas verdes fechadas, espalhadas pelas margens do Rio Sena, nem imagina os tesouros que tem dentro dela. Essas latas são, na verdade, as "banquinhas" dos Les Bouquinistes, ou, em português, dos vendedores de livros de Paris. Les Bouquinistes abrem suas "latas" todos os dias para mostrar livros e artigos de antiquários. A tradição começou lá longe, no século XVI, mas só no século XIX é que foi, realmente, regulamentada e permitida. Hoje, as boîtes, que ocupam 3 km ao longo das margens do Sena, são um patrimônio mundial da UNESCO.



Eu aconselho todo mundo a andar por lá, vendo os livros, conversando com o pessoal, admirando o Sena. É uma das visões mais poéticas que se pode ter de Paris; realmente imperdível ver os bouquinistes velhinhos sentadinhos, lendo algum livro e ver todos os livros antigos, já amarelados, que eles vendem... é poesia pura, gente!

Hôtel des Invalides


Bom, esse é, talvez, um lugar que todo turista em Paris vai acabar visitando. O Hôtel des Invalides foi construído pelo rei Luís XIV para abrigar os inválidos dos exércitos franceses, ou seja, aqueles que voltavam de batalhas com qualquer tipo de invalidez. É aqui que fica a tumba do Napoleão e onde estão sepultadas algumas outras figuras ilustres. Vale a visita só para ver o tamanho da tumba do Napoleão e o silêncio que é a sala, mesmo quando está lotada! A título de curiosidade, junto com Napoleão, estão sepultados também seus dois irmãos e seu filho.


Mas minha dica não é conhecer a tumba só... claro que não! Minha dica é, na verdade, que vocês vão conhecer o Musée de L'Armée, que fica no Invalides. Lá, vocês vão poder ver uma exposição sobre a 1ª e a 2ª Guerras. É muuuuuito bacana! Tem os uniformes, os capacetes, as armas... uma aula de história completíssima! E eu amo história e as grandes guerras então foi um prato cheio pra mim... não queria sair de lá NUNCA!



Subir a Champs Élysées quando o sol se põe no meio do Arco do Triunfo


Essa imagem não abre o post à toa, né? É uma das imagens mais lindas que eu já vi na vida! Chega a arrepiar, de verdade. A bandeira hasteada bem no meio do arco, com o sol se pondo atrás... é uma das coisas mais poéticas que já vi. Vi e amei. É lindo, gente, lindo mesmo.

Se perder pelas ruazinhas de Paris e sentar em uma café numa esquina qualquer


Sentar num café em Paris e ficar vendo os parisiennes passarem indo trabalhar ou whatever. É muito legal, gente! Não tem, no mundo, um povo mais charmoso que os franceses. O estilo, os jeitos, os trejeitos... tudo neles é demais! Vale a pena sentar e apreciar.


Se perder nunca é legal, certo?! Errado! Se perder em Paris é demais! hahaha as ruas, por si só, já valem os minutos que você vai perder tentando se achar nesse labirinto de construções antigas e charmosíssimas! Sem contar que, no meio do caminho, sempre tem uma lojinha legal ou alguma coisa linda de se ver. Só não se percam 10h da noite, tá? hahahah

Ir ao Louvre e ver os estudantes de Arte desenhando e La Liberté guidant le peuple 




Na verdade, aconselho que você passe um dia inteiro vendo o Louvre. Tudo lá é lindo! As esculturas são de encher os olhos; as pinturas são maravilhosas; as antiguidades são encantadoras. O Louvre é o Louvre e é demais. Tudo ali vale a pena ser visto maaas escolhendo duas coisas (só duas porque Monet é obrigação, né, gente?!), eu escolho: os estudantes de Arte e "A liberdade guiando o povo", do Delacroix. 




A imagem é ruim porque eu tive que ser discreta, né?! hahahaha Mas os estudantes desenhando é legal demaaaais! Eles ficam sentadinhos no chão com lápis na mão, observando, desenhando... muito bacana. A mais legal que eu vi tava desenhando uma escultura em mármore negro e eu, claro, fui bisbilhotar... a noção de profundidade, reflexo e tudo do desenho eram impressionantes! Muito legal de se ver.




Enquanto a fubazada estiver lá tirando foto da Monalisa, vocês vão ser mais espertos e vão ali pertinho ver um dos quadros mais lindos do Louvre: La liberté guidant le peuple, de Eugéne Delacroix. O quadro é beeem grande e é sobre a Revolução Francesa... não adianta falar. Esse quadro, bem como toda a Arte, é coisa de ver, sentir e se emocionar.




Bom, essas foram as dicas da minha Paris... gostaram? E a Paris de vocês? Já foi e tem dica legal? Comenta aqui! Quero saber tudinho...


Beijos, 


AC ♥

Um comentário:

  1. annnaaa eh a ferrr!!!mtoo legal paris neh amigaaa...ai que saudadess...e mto legal suas dicass....tem coisas q eu nem sabiaaaa...

    Contiue assim....seu blog tahh mtoo bommmm!!!

    bjaoooo

    ResponderExcluir