quinta-feira, 4 de novembro de 2010

E as "muambas"?


Nessa época de finzinho de ano, vários feriados e com as férias chegando, o povo começa a pegar os passaportes da gaveta, tirar a mala do armário e rumar pros mais variados destinos internacionais e, claro, receber muitas encomendinhas de netos, filhos, amigos, primos, tios e tal. E sempre ficamos naquela dúvida "tá, já pedi meu perfume preferido e agora? Peço o quê?!". Agora, José, você lê o guiazinho do blog sobre encomendinhas internacionais... 

O primeiro passo, na minha opinião, é ter NOÇÃO. Isso mesmo, gente, esse item básico de sobrevivência que muitos esqueceram hahahah. Não vai pedir para a pessoa trazer um forno elétrico de 10 kg né? Pensa sempre que a pessoa (a não ser que ela seja "muambeira" profissa) tem as coisas delas e as outras encomendinhas para trazer então... BOM-SENSO, né?! Isso serve também para as encomendas "fora-de-mão". Encomendas "fora-de-mão" são aquelas do tipo "pedi para minha amiga comprar um carrinho de bebê pra mim."... Gente, peça coisas que estejam no caminho da pessoa, ou que seja fácil de achar. Tipo, "ai, quero coisas de bebê".. Tudo bem, fofa, pode pedir mas pede da GAP, do Duty, de um lugar que seja fácil da pessoa achar e já esteja no "caminho" dela. Não vai me pedir um pianinho especial que só vende numa lojinha. Resumindo: não dificulte a vida do viajante em questão! 

O segundo passo é escolher bem e coisas que não seja possível você comprar por aqui (seja pelo preço absurdo ou porque não tem mesmo). 

Pensando nesses passos, o blog (a.k.a EU) decidiu criar uma listinha do quê pedir nessas situações...
 
1° - No Duty:

 
 
Acreditem: qualquer viajante fica mega-feliz quando as encomendas podem ser todas encontradas no Duty! Afinal, sempre rola aquele tempo ocioso nas salas de esperas então comprar as encomendas no Duty é unir o útil ao agradável; já compra tudo que encomendaram e passa o tempo mais rápido...
 
Os escolhidos: o perfume Infusion d`Iris, da Prada, que tem um cheiro muuuuuuuito gostoso e eu amo; bronzer Guerlain, que é lindo demaaais e um tiquinho mais barato no Duty; batons MAC, em cores clássicas ou que você namora há tempos; óculos aviador da Ray-ban, porque é eterno; Kit Kat, que eu amo!; e conjunto de pincéis MAC feito para duties, porque o preço é mais amigo e é super prático.
 
2° - Cosméticos:



Maquiagem e esmalte é o mais fácil, na minha opinião, afinal, todo mundo passa num Wal-Mart (caso vá para os EUA) ou em um mercadinho, né? E sempre tem uma Sephora e uma MAC perdidas por aí...
Os escolhidos: a linha "Naturally" da VS, que tem textura mais "leve", hidrata super, é fresquinha e tem cheirinho delícia; os produtos de cabelo John Frieda e Moroccanoil; cremes de tratamento mais caros; Urban Decay Primer Potion; esmaltes Revlon; rímeis baratinhos
 
3° - Eletrônicos e câmeras:
 

Compensa, né, gente?! É uma coisa fácil (para quem viaja), vantajo$a e que nunca sai de mão, afinal, todo mundo acaba passando em uma lojinha de eletrônicos. A dica aqui é: descreva certinho o aparelho ou câmera que você quer e dê outra opção para quem vai trazer, pois nem sempre achamos tudo né?

Os escolhidos: iPad (sonho!); Sony Alpha NEX-5 (uma câmera compacta com qualidade "profissa"; perfeita pra quem tá começando!); Nikon D90; Sony Vaio pocket; Sony Cybershot .... ; Nintendo DSi (super legal.. eu AMO hahahah geek né?!).
 
4° - Óculos, jeans e sapatos:
Esse é um item complicado. Claro, super compensa no preço e tal maaaaas eu só recomendo pedir se você já provou e sabe certinho: modelo, número (para sapatos e jeans) e cor. Senão, corre o risco de pedir e não servir ou não ficar legal e aí vira um baita elefante branco...

Uma dica legal é: se você quer muuuuuuito mesmo uma calça ou tênis, vá em alguma loja que venda, ative sua cara-de-pau e prove certinho. Sabendo o número, o modelo e tudo mais, peça para alguém trazer. Outra coisa é que, quase todos, os sites gringos tem um "size chart", que é uma tabela de tamanho. Qualquer coisa, gente, bora pôr as fitas métricas em uso e nos medir certinho, né?

5° - E as it-bags?:

Gente, acho assim: quer começar a investir em bolsas? Compra uma Louis Vuitton. "Aiii, é muito batida! Todo mundo tem!"... todo mundo ter não é um sinal ruim, nesse caso. As LV's, pra mim, são clássicas, eternas e, alguns modelos, bem mais em conta. A não ser que você vá pedir uma Chanel 2.55 ou uma Birkin, peça um LV. É o clássico, gente, e, sabem, as modinhas vão e os clássicos permanecem. "Ai, Ana, mas o dinheiro tá curto..."; se o orçamento tiver mais re$trito, eu acho legal uma Marc by Marc Jacobs ou uma Longchamp. São 2 bolsas bacanas por um preço beeem mais legal! Claro, são mais "de estação" mas, ainda assim, são peças para se ter por um bom tempo e são cheias de charme! A Dooney & Burke não é muito conhecida por nossas terrinhas mas as bolsas de couro da marca são lindas, super bem feitas e clássicas! Também vale super a pena investir (ou, pelo menos, conhecer).

Nesse quesito, vale mesmo é pesquisar no Google, ver mil imagens, fotos e esperar bater a paixão. Pelo menos, nisso, eu sou assim: tenho que amar antes de escolher!

Gostaram do guia, gente? Deu uma ajudinha? Espero que sim! 

XoXo, 

AC 

Fotos: Google

PS: Gente, claro que os "passos" do começo não entram em vigor se é sua mãe, vó e etc, né?! 

PS 2: No Duty Free de entrada (ou seja, na volta para o Brasil), tem as bolsas da Longchamp mas não compensa comprar.. o preço é BEM maior!

PS3: Eu seeei que as montagens são tosquinhas mas, gente, é muito difícil esse tal de photoshop hahahah

Nenhum comentário:

Postar um comentário