segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Amarradas


Aqui estou eu, depois de um mini-sumiço, né? Mas, gente, recuperação médica é tããão chato e tããão entediante que, acreditem, eu num tinha muita coisa interessante pra falar hahahahah

Maaaas I'M BACK e cheia de novidades! A primeira é que eu passei no vestibular de Jornalismo, aqui na UEL... YAY =) e a segunda é que eu aproveitei a semana "boring" e fiz váários posts legais que eu vou subindo essa semana, ok?!

O assunto de hoje é menininha mas não qualquer menininha... são meninas cheias de atitude e charme que resolveram adotar uma tendência que eu aprovo e adoro: ternos e gravatas! Sim, leitores, gravatas. E de mil maneiras que, se me permitem opinar, são uma mais legal que as outras.

Quem me conhece, sabe que sou uma aficcionada chata por história; sou daquelas vidradas mesmo, sabe? Que vira e mexe, começa a explicar as origens de uma coisa ou o porquê hahahahaah entããão, vou falar um pouquinho desse pedacinho de pano que faz as mulheres suspirarem...

A gravata tem esse nome originado do francês cravate, que origina de croat em referência aos croatas (sim, da Croácia), que foram o povo que "apresentaram" a gravata a sociedade parisiense. Alguns historiadores dizem que no antigo Egito já se viam peças que se assemelham a gravata; eram cordões com nós na altura do pescoço que os egípcios colocavam em suas múmias para as proteger dos "males da eternidade". Há também quem diga que a gravata tem sua origem nas tropas chinesas alguns milênios atrás, que usavam lenços ou cachecóis com um nó no pescoço em forma de demonstrar que se fazia parte da elite. No império Romano, também se viam peças assim: uma peça no nível do pescoço chamada de focale, que era usada pelos oradores para aquecer a voz. A origem é conturbada mas a popularização tem um início bem claro: os mercenários croatas a serviço da França, durante a Guerra dos Trinta anos, usavam pedaços de tecidos amarrados ao pescoço com laços enfeitados. As peças eram de tecidos rústicos, para os soldados, e de algodão ou seda, para a elite do exército. A sociedade parisiense, claro, adorou a novidade! O rei Luis XIV ordenou que seu alfaiate reproduzisse algo parecido para incorporar aos trajes reais, o que levou a popularização imediata da peça, que recebeu o nome de cravat, que significa, literalmente, croata, e que, nos dias de hoje, é símbolo da elegância.

História contada, vamos voltar ao futuro e falar da tendencinha! Algumas atrizes tinham ensaiado usar ternos e gravatas nos red carpets aí nas semanas de moda, bombaram mocinhas finas e engravatadas. É um look bacanérrimo; super moderno, novo e fofo maaas (sempre tem um mas) tem suas regrinhas e precisa saber usar e, mais que isso, sustentar o look. Vamos aos fatos?

- Looks literais:






Claro que a rainha do look literal ia ser Anna Dello Russo, né? hahaha ela tem a atitude e o glamour que o look pede! Mas ela não foi a única que apostou no look "hominho girlie", Leighton Meester e Olivia Wilde também tiraram seus ternos do saco protetor e foram fofas, modernas e diferentes pro red (ou blue?) carpet. O segredo pra quebrar o look aqui é apostar nos sapatos bem femininos, cabelo arrumadinho e acessórios clássicos e delicados. Agora, se você for mais moderninha, vale muuito apostar no oxford e no cabelo bagunçadinho: fica bem modernoso e fofo! Acho que a feminilidade fica muito por conta da atitude de cada uma.

- Looks inspired:


Tá, eu sei que esse look é quaaaase literal mas achei muuuito legal os detalhes e acho que, aqui, eles fizeram toda a diferença e deram uma carinha super feminina ao look da Anna Dello Russo. A faixa bordô e a gravata-borboleta cinza deram uma suavizada na masculinidade do terno e a calça mais curta com o salto e o cabelo solto deixaram o look bem menininha. Adoro essa combinação!

 

Essas fotos são de um editorial da Marie Claire e tem uma pegadinha super estudante, né?! Acho o primeiro look mais literal, fechado e masculino, apesar de ser fofo. O cabelo preso com volume e desfiado fizeram o look mais menina e a combinação foi um look mega moderno! Já o segundo... o segundo é o meu amor, gente! hahahaha AMO esse look! Amo o blazer branco, a gravata-borboleta, o shorts curtinho e amplo, a camisa meio aberta... acho tudo muuuuito bem bolado! E super delicado, mesmo sendo um look "boyish".


Diane Kruger é linda de morrer, né?! hahaha acho ela uma boneca! Aqui, ela adota outro acessório que faz parte da indumentária masculina (ou punk/gótica) e que está ensaiando uma volta a moda: o suspensório. Um look bem simples, inteiro preto e branco mas fofo demais. A calça ajustada com a camisa sem mangas e o sapato boneca fizeram seu papel e acabaram com qualquer traço de masculinidade forte do look (porque não fazer a referência é impossível, né, gente?! é igual bota branca e paquita...).


Diane pegou amor pela gravata-borboleta, gentem! hahahahah Não quer mais largar! Esse look é meu amor (empatado com o de cima! sou volúvel...). Apesar de a parte de cima remeter ao universo masculino, a parte de baixo é a mais lady possível! Sainha de penas e sapato boneca de salto: tinha combinação mais fofa?! Outro toque bacana foi o fato de o blazer e a camisa serem mais curtinhos, tanto no braço quanto no comprimento... fofo, né?!


Se tem alguém que eu tenho preguicinha MASTER, esse alguém é Chloé Sevigny. Ai, gente, precisa dessa cara de quem comeu e não gostou blasé sempre? Coisa chata, né?! ahahahah mas Chloé é bem moderninha e, claro, não ia deixar essa tendencinha pegar pra ela usar, né? Gosto do look inteiro off-white com detalhes pretos; gosto do suspensório e da fita em seda fazendo as vezes de gravata, gosto da blusa sem manga mas não gosto do volume da barra da calça e nem da ankle pesada que ela usou. Acho que o look tinha tudo pra ser o mais incrível mas a barra acumulada + botinha pesada deram uma carregada não tão bacana no look...


Bom, todo mundo sabe que eu tenho super preguicinha da Alexa Chung, né? Acho que ela tem cheirinho de naftalina maaaas eu sou sincera e tenho que admitir que ela arrasou nesse look! Amei o blazer com lapela de seda e o suspensório + faixa de seda da calça. Inusitado e lindo! Aí a gravatinha foi o detalhe fofo do look: uma fitinha de cetim fininha amarrada. O sapato "mary jane" bem alto só deixou o look mais lindinho ainda!


Tô achando que Alexa ficou sabendo de minha birra e quis apagar essa imagem que eu tenho dela hahahahah a queridinha (dos outros) conseguiu me surpreender de novo nessa imagem! Gente, que roupa fofa é essa? Quero JÁ! Amei o conjuntinho com carinha mais moderna, saia rodada e em candy color! Esse rosinha algodão-doce tá a meiguice encarnada, né!? hhahahah e a gravata-borboleta cinza-bege-rosa (não consigo definir cores) e a ankle metalizada foram "the cherry on top" nesse look que ficou deuso!


Aqui um lookzinho de um catálogo da H&M: bem simples, com cores neutras mas um jeito bacana também de usar! Acho que a gravatinha tira aquele ar secretária sexy do combo saia-lápis + camisa + scarpin.

-Outras idéias:


Detalhes do desfile da "Filhas de Gaia", que usaram gravatas como cinto fazendo um lacinho bem fofo...


E Bia Perotti com uma gravata usada como cinto com uma amarração mais literal: diva! hahaha e o melhor? Ela ensina como fazer no blog dela! Fofa, né? Adorei usado assim e AMEI a combinação de cores!


Gostaram, gente? Vão aderir a essa moda ou passam pra frente? Me contem!! Quero saber a opinião de todas!

Beijos, 

AC ♥

Fotos: Google; Bia Perotti ; Anna Dello Russo

Um comentário:

  1. Amei seu post!
    Adoro o jeito que vc escreve.
    Realmente pra usar um look destes precisa ter um bocado de atitude. Mas essa amarrada na cintura eu amei! Fofo! Tinha visto numa vitrine achei bem fofo!
    Beijos

    ResponderExcluir