quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Toc, toc



Oi… Posso entrar? É assim, com a maior humildade do mundo, que eu venho aqui, ver se vocês me aceitam mais uma vez de volta. E volto com aquela vergonha típica que a gente sente quando sabe que sumiu tempo demais de pessoas queridas demais. Mas dessa vez não venho munida de desculpas nem com o bolso cheio de frases prontas, pelo contrário, venho com toda sinceridade do mundo abrir o jogo com vocês, pessoas queridas e lindas que sempre acreditaram em mim. 

A verdade é que eu cansei da "blogosfera". Cansei de it girls, it bags e it marcas. It sucks pra mim! Cansei de ver gente que, muitas vezes, não tem talento nem mesmo respeito pelos leitores crescerem por terem "a bolsa da temporada" ou o "sapato to die for" ou simplesmente por terem um ar superior mesmo. "Ana, quer dizer então que você cansou do mundo da moda?" NÃÃÃÃÃÃO! Porque o mundo da moda não é isso! E é exatamente desse estereótipo que as "it blogueiras" vem passando adiante que eu cansei. Cansei do combo "camisa de seda (equipment, pleaaase!) + calça flare (seven, de preferência) + louboutin + céline" ou de tantas Chanel 2.55, Fendi Silvana ou PS1 combinadas a saias de renda (de marca it). Não sou contra nem odeio nenhuma delas! AMO Chanel - mais até pelo que a própria representa pro mundo da moda e pro mundo feminino do que pelos seus designs (que são dignos de serem emoldurados, diga-se de passagem) -, amo Fendi, amo Proenza Schouler e toda busca dela por criar o diferente, amo Céline e seu minimalismo… como não amar tudo isso? Desde que sou um projeto de gente, eu amo roupa, amo criar, amo pintar e misturar cores e deixar transparecer, através delas, quem eu sou. Como eu poderia deixar de amar tudo isso? Deixar de amar a mistura dos elementos, como um tecido parece valorizar tanto o outro, deixar de gostar das formas e das costuras bem feitas? Não se deixa de amar algo que é tão mágico pra gente. Mas cansei do fazer tudo igual que é a internet hoje! Cansei desses padrões que foram estabelecidos, cansei da idéia de que it blogueira é referência… Referência pra quem? Referência que copia, que não inova, que não sai do lugar comum? "Ai, nada a ver! Tem gente que super sai da zona de conforto e usa saia longa!" AHAM mas só porque outras it-blogueiras usaram antes. Entendam: não sou contra grandes grifes ou tendências, elas fazem parte das engrenagens que fazem o mundo da moda girar. Sou contra, sim, toda essa coisa de "diva" que se formou ao redor das blogueiras de moda que só fazem o mesmo sempre. CALMAÊ! Qual o sentido dessa super valorização toda? 

Claro que existe muuuuuuita gente muito boa no que faz pelos blogs da vida! Tem muita menina a ser admirada, sim! Por exemplo? Admiro demaaais a Julia Petit e sua equipe, a Thássia (que é "it girl" mas tem um estilo PESSOAL incrível!), a Mariah (que também é "it girl", nem sempre me agrada mas tem um estilo muito fiel a ela mesma), a Paulinha (que é nova no pedaço, tem um SUPER estilo e é a doçura em pessoa), a Leandra, a Blair e tantas outras que USAM as tendências e não são USADAS por elas. Mas do mesmo jeito que tem muita gente boa por aí, também tem muito charlatão! Muita gente que tá mais preocupada em fazer "look do dia" do que em passar informação de moda. E, até onde eu me lembro, essa é a função dos blogs: ter o dinamismo e a troca de informações de moda e cultura que faltam nas revistas. O blog, como veículo de informação, era pra ser feito aqui, agora, com velocidade, espontaneidade, troca mas acontece que virou tudo uma grande vitrine da auto-promoção. "Vejam como eu sou linda!", "Olha como eu sou loira!", "Dá uma olhada como eu sou chique em Paris!". Tudo hoje é programado pra passar a imagem que se quer vender de SI MESMO! As viagens são feitas com looks prontos ou pastinha de inspiração preparada pros looks do dia, a câmera fica no modo sleep esperando onde se pode fazer uma foto "ryca", as dicas são só de lugares badalados que vão ser bem quistos pela high society. E, no meio disso tudo, entra eu e meu desânimo… 

Desanimei, sim, gente. Desanimei porque eu sou a moleca que vai de tênis (e, não, não é Isabel Marant! hahaha), que come em qualquer posto de gasolina do caminho, que não tá nem aí pro que a high society acha de mim. Gosto de me vestir, AMO o momento de provar roupa e ver o que fica bom e ver como eu gosto de misturar tal cor com outra, AMO me informar sobre desfiles, ver coisas de grandes marcas, passar hoooooras a fio em sites analisando camisas de seda, bolsas caras e saias de renda. Mas, na hora de compor o meu look, eu prezo pelo EU. Essa pessoa que muita gente perdeu na busca desenfreada pelo brilho dos holofotes. Eu gosto de ser mais eu! Eu gosto de usar as roupas que eu quero, eu gosto de me inspirar em quem faz diferente, eu gosto de ser mais doidinha e cheia das camadas de roupas, eu gosto de uma pechincha, de um DIY. Não porque eu vou ganhar uma viagem pra Conchina se eu montar um look com 50 reais mas pelo prazer de economizar e saber que por ter comprado minha calça colorida na Marisa, minha camisa de seda na lojinha do centro e minha bolsa na promoção, eu vou poder juntar um dinheirinho e ir conhecer o mundo sem abusar de ninguém. De tênis, me enfiando em muito buraco e espelunca mas vou voltar pra casa com a mala cheia - não de it bags mas de conhecimento, cultura, gratidão e felicidade. De inspired, eu prefiro a alma. Bem inspirada SEMPRE! Pra assim poder ser sempre melhor e, quem sabe, um dia, poder também inspirar. 

Então, gente, desanimei por isso. Achei que ninguém ia querer ler o blog de alguém que não se encaixa nesses padrões que foram estabelecidos. Mas ouvi muuuuitas palavras carinhosas, recebi muitas mensagens fofas e tô de volta pra fazer o que eu sei fazer de melhor: não me encaixar! Sejam bem-vindos de novo a esse espaço onde você pode ser exatamente aquilo que te torna "it": você mesmo. Não desanimem de mim, apesar dos meus apesares todos! Me ajudem a fazer esse espaço ser melhor sempre, tá? O melhor, eu já tenho: vocês! 


Beijos, 

Ana 


PS: Se alguém mandou e-mail e ficou sem resposta, mandem de novo, por favor! O hotmail do blog tava louco-insano-dominado! 

16 comentários:

  1. Ana suuuuuuper concordo com tudo o que vc falou!
    to feliz que vc esta de volta, adoro o seu blog! beijaaao

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Nossa estou impressionada como você conseguiu escrever tão bem esse desabafo! você escreve muiiiiiiiiiiiiiito bem! Parabéns... e bem vinda de volta! eu adoro seu blog justamente por não ser como os outros! você é autêntica e tem personalidade! Parabéns! bjinhosss
    Carol Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Sabe o que torna vc tão especial? Isso tudo a vc acabou de dizer!
    E vou mandar um recado para as leitoras que nao tem o privilegio que eu tenho de poder chamar esta pessoa de amiga: ela é exatamente assim! E eu vi ela lendo este texto na minha frente! Esta é a Ana Cláudia na sua mais pura sinceridade, braseeeeel!
    E é por todo esse conjunto da obra que eu amo vc! Minha amiga que manda bem em tudo o que faz, até mesmo se esse "tudo o que faz" for passar a tarde toda num atacado encontrando coisas incríveis por uma pechincha! Vc me inspira sempre! E nao é só com roupas ou trancas nao... Vc me inspira pelo ser humano q vc é... O que me faz sempre querer ser um pouquinho mais parecida com vc!
    Vc sabe que eu sou a sua admiradora número 2 (nao ousaria tirar o primeiro lugar da dona Juliane! Nunca! Hahahahahah)!
    Amo vc!

    ResponderExcluir
  4. Vi ela foi ótimo! Se fosse minha mae já diria "vi ela é uma rua bem apertadinha"...
    Hahahahahah!
    Nem todas nascem com o dom da escrita como vc! (mas nascer com o dom de ler o que escreveu antes de apertar comentar todas deveriam ter nascido! #ficadica)

    ResponderExcluir
  5. Amiga, parabéns!! Como sempre você escreveu muito bem, sempre fazendo o possível para sair do senso comum. Torço para que você consiga deixar esse blog cada vez mais a sua cara, e sempre agradável para seus leitores!
    Com muuito amor,
    Vivian Khouri

    ResponderExcluir
  6. Já postei coisa parecida e fiz até um trabalho de conclusão de curso sobre isso. Juro, me incomoda MUITO! Até por que aí está a razão de as pessoas associarem moda e futilidade... E pra quem já estudou, trabalhou e viveu, isso é a maior chateação do mundo.
    Falou tudo, Ana. E muito bem escrito, por sinal!
    Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. eeee sua linda!!!
    falou tudoo.. concordo com vc!!!
    vc sabe o quanto eu torci para voce voltar, néé?
    haha te amoo aninhaaa!
    MARIA FUGANTI

    ResponderExcluir
  8. Ana, adorei a sua postura!Sabe por que?
    Porque essa moda linda (e inacessível) das grandes grifes, pouco me agradam e assim acho que acontece com muitas outras pessoas.
    Nós que trabalhamos com confecção, sabemos que tudo isso é puro glamour e satisfaz a uma minoria.
    Tratar de moda é mostrar o que é possível, pq quem acessa um blog que fale sobre moda e td o que a envolve, que ver isso!! Uma dica de maquiagem (aqueela q todo mundo pode ter), como combinar uma roupa, o que fica bem para determinado tipo de corpo......pq é preciso contemplar a todas (os) as (os) pobres mortais. É legal ver a Olívia Palermo nas suas roupas "grifais", mas isso tá tão longe da gente. Mostra o que é da gente, por aqui tem tanta gente q faz moda, e bem feita!!!
    Uma roupinha pra chegar linda e triunfal numa loja, passou por um processo trabalhosérrimo e estressante!!! Pode crer que sei bem do que to falando!!!
    Seja assim mesmo, não se curve à esse modismo distante e nos mostre o que é belo e tá bem aqui ao alcançe de todos!!
    Volte com tudo!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Isabella Vasconcellos8 de dezembro de 2011 às 13:36

    UHULLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL Ana,
    A R R A Z O U!!!
    Sério mesmo!!
    Adorei e concordo com tudo o que falou. Adoro ler seu blog justamente por ter CONTEUDO!!

    beijos
    Isa

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você. Eu moro em londrina e trabalho diretamente com moda e posso dizer que a maioria dos blogs nacionais um dia já serviram de referência para pesquisa, quando eles transmitiam para nós um pouco mais de realidade, das opções que elas escolhiam de acordo com suas preferências. Hoje os blogs ‘’famosos’’ nos sufocam com uma quantidade imensa de publieditoriais onde a blogueira tenta convencer a leitora de que alguma marca/produto é muito bom...e é incrível como é sempre quase a mesma coisa: propaganda do OQ VESTIR (por que não parcelar um vestidinho de 800 reais da Talie NK?), F*hits, Sacks, e por aí vai...tá insuportável genteee!!!!

    ResponderExcluir
  11. ANA AMO SEU BLOG E MESMO SEM POST ALGUM POR DIAS NUNCA DESANIMEEU E ENTRAVA DE TEIMOSA MESMO ASSIM!!! AMO BLOGGS , AMO VER DESFILES DE MARCAS, MAS ACHO QUE ISSO NAO É MODA NAO É O MAIS IMPORTANTE , MAIS IMPORTANTE MESMO É VOCE COMPRAR UM BLUSINHA E CRIAR COM SUA CARA DEIXANDO TOTALMENTE ORIGINAL E ESPECIAL ,SABE AQUELA QUE NINGUÉM VAI TER NA RUA Q VOCE SABE Q FOI DE UMA "GRIFE" BEM EXCLUSIVA que fez A SUA PRÓPRIA grife , ACHEI MUITO LEGAL ESSe DESABAFOO . AMO MODA NAO TENHO BLOG ATÉ HOJE PORQUE NAO me ENCAIXAVA NESSES QUESITOS , VI Q TB EXITEM OUTRAS PESSAS QUE NAO SE ENCAIXAM FICO FELIZZ .. CONTINUE SEMPRE MELHORANDO SEU BLOG ..FAZ COM SUA CARA MESMO.... SER DIFERENTE É SER ORIGINAL ..
    bEIJINHOS =)

    ResponderExcluir
  12. ADOREI!!!

    Passei exatamente por essa fase!!! Agora tu é mais boazinha que eu.... Acho que a Thássia se veste bem, e a Julia Petit é foda!!! Mas só.... de resto (inclusive a Thássia) são um bando de vendidas que recebem dezenas (centenas) de milhares de reais por mês para fazer descer pela nossa garganta a idéia de que elas e só elas tem uma vida felizona!!!

    Ando muito enjoada dessa mulherada, viu?!?! Por isso é cada vez melhor te visitar.... desde que a Srta poste, né?!?!?!

    Agora: "Não porque eu vou ganhar uma viagem pra Conchina se eu montar um look com 50 reais mas pelo prazer de economizar e saber que por ter comprado minha calça colorida na Marisa, minha camisa de seda na lojinha do centro e minha bolsa na promoção, eu vou poder juntar um dinheirinho e ir conhecer o mundo sem abusar de ninguém. De tênis, me enfiando em muito buraco e espelunca mas vou voltar pra casa com a mala cheia - não de it bags mas de conhecimento, cultura, gratidão e felicidade. De inspired, eu prefiro a alma."

    Esse trecho deveria ir pra Shame...... Dá pouca raiva ver elas pedindo votos pra ir pra Paris e a leitora sorteada ganhar um vale de R$ 100?!?!!?

    Affe, muita indignação!

    ResponderExcluir
  13. Oi, filha! Entre tantas bravatas e teimosias desde
    a infância, esta foi a mais original.
    Gosto, sempre gostei do jeito que vc faz e conduz o blog, ir na C&A ou Marisa servir de modelo, postar videos de tranças e outras tantas coisas, mas no ponto de vista materno voce não precisa e nem deve se comparar a nenhuma ¨mala vazia¨ só pelo numero de comentários que recebeu porque isto é Reconhecimento, o que se busca quando trabalhamos sério. E o que foi escrito sobre uma calça da Maria, coisas de promoção é a
    grande jogada da maioria das pessoas, como ela disse economiza e vai conhecer o mundo e isto também funciona com voce. Te amo. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  14. Nossa meus parabéns, faz uns dois anos que eu venho lendo blogs, e eu nao suporto mais essas meninas que tem tudo, mas tudo e são blogueiras simplesmente para mostrarem o que tem. Eu adoro o seu blog que eu encontrei por acaso, em especial as suas montagens que estao muito bem salvas no meu computador. E por favor continue com seu estilo e se diferencie dessas mil it blogueiras que podem ser tudo mas menos it, pois elas nao se diferenciam em nada uma da outra.
    Beijos e continue firme no teu blog que eh um dos poucos para pessoas que gostam de moda, mas uma moda acessivel, e real para o dia a dia.
    Nathalia, nathy_tripoli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Mandou muito bem!! Concordo com tudo o que disse!! É isso ai, moda é muito mais que uma mega marca, está na atitude, no dia a dia! Eu duvido que elas usam aqueles looks do dia cotidianamente! O legal, é trazer a moda pra rotina e realidade das pessoas!
    Está de parabéns!!
    beijos

    ResponderExcluir
  16. amei! está certíssima! Comecei a escrever sobre moda recentemente e é a singularidade que idealizo para o meu blog tb. Parabéns, com certeza continuarei acessando seu blog.
    o meu é www.doisnos.com

    ResponderExcluir