sábado, 30 de julho de 2011

Sobre beleza (a real)...

Já há algum tempo, queria fazer um post sobre beleza. Não a beleza que a gente tá acostumada a buscar mas a beleza que frequentemente a gente nega: a nossa beleza natural.

É um fato que a gente não consegue se amar na plenitude... quer um exemplo? Quando alguém elogia aquela saia que fica lindíssima em nós, o que a gente faz? Sai logo dizendo "aaaii, essa saia? Nossa, é muuuito velha..."! Ou quando dizem que nosso cabelo tá incrível, a gente já diz na lata um "Nossa, cheio de ponta dupla!". Resumindo: a gente acha muuuuito difícil achar e assumir a nossa beleza e, por quê não?, nosso valor. A gente vive achando desculpas e pontos negativos naquilo que as pessoas acham lindo, bacana! 

Essa propaganda aqui da Dove sempre me emociona (além da música ser liiinda!) porque fico pensando como a gente distorce nossa própria imagem. Onde as pessoas enxergam beleza, a gente vê defeito:



O que chama a atenção é, além da pouca idade das meninas, como a gente tem uma visão errada da gente e busca sempre se encaixar num padrão absurdo que não faz sentido de existir. Ser magra é legal? É mas isso quer dizer que quem não nasceu com 1,72m e 55kg não é linda? Ter cabelo liso e loiro é bacana? É mas quantos cabelos enrolados e escuros tem por aí deixando a gente babando? Olhos azuis são lindos mas sardinhas também! E, no fim, esse é o ponto, né? Não existe um padrão de beleza porque a beleza não se faz de uma norma. Beleza é detalhe por detalhe que compõe um todo. E o que é lindo pra mim, pode ser horrível pra pessoa do lado. Mas é comigo que eu vivo 24h por dia. Sou eu que tenho que me olhar no espelho e me achar incrível. Então que tal treinarmos fazer isso? Que tal olhar no espelho e achar algo que a gente realmente ame em nós mesmos a cada dia? É um exercício bobo mas que faz tooda diferença! Descobrir detalhes lindos em nós, nos leva a ter uma imagem bem mais real (e bonita!) do nosso todo.

O post de hoje é pra abrir uma série de posts que vem por aí mostrando como ir além do lugar-comum, apesar das limitações que a gente se impõe. E também, claro, pra dizer que todo mundo tem algo de lindo, em todo mundo existe uma coisa de incrível e que tal, a partir de agora, a gente também ver isso em nós? E quando alguém elogiar, deixar a negatividade na gaveta e simplesmente dizer "brigada!"? 

Então quem tiver um pedido, uma peça que ama e não sabe como usar, acha que não pode ou todos esses limites absurdos que a gente coloca no caminho, manda e-mail pra mim! Vai ajudar muitas outras pessoas!

Beijos,

5 comentários:

  1. Lindo post amiga!! É por ai mesmo...
    Amo vc!

    ResponderExcluir
  2. lindo msm, adorei! beijinhos aninha :*

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!!! A beleza está nos detalhes e nos olhos de cada um reflete de maneira diferente!!! Bjos, Taís

    www.glamoureglace.com

    Glamour e Glacê

    ResponderExcluir
  4. Lari,

    amiga, thanks! Que bom que você gostou... mas vc é suspeita, né?! hahahahah te amo muito muito!

    Ana,

    vc não faz idéia de quanto sinto falta dos seus comentários quando vc some!! Fico muuuuito feliz que vc gostou desse post! Espero que goste dos que vem por aí também!

    Taís,

    super concordo! Acho que o belo é relativo a taaaaantas coisas diferentes de um padrão antiquado, né? E acho importante essa discussão, pois com o tanto de informações que recebemos hoje, a pressão pra seguir determinada linha estética é gigante e quem vai sofrer somos nós e as próximas gerações... importantíssimo fazermos todas as mulheres tentarem se amar mais e se sentir melhor, né? Por falar nisso, LINDA sua princesinha... realmente, uma princesa!


    Beijos, meninas,

    Ana

    ResponderExcluir
  5. sabe de uma coisa? se cuidar faz bem naquela hora do dia, que pra mim acontece a 6:30hs, que se olha no espelho e sabe tud que tua pele viveu até hj. se ela estiver legal é pq você pode lidar com tudo e se manter bem cuidada, firme e contente. desejo a vcs o mesmo, seja com qualquer produto, de dove a renew, beijos.

    ResponderExcluir