domingo, 3 de julho de 2011

Fora do habitat

Oi, gente! Como vocês estão? Uma das dúvidas que eu mais recebo via e-mail é: "ana, adoro tendência X mas tem como usar em ambiente mais formal?" e a resposta é sempre a mesma: tem, sim, basta saber dosar!

A gente sempre relaciona erroneamente as tendências com baladinhas, festas ou jantares mas esquece que elas são super praticáveis no dia-a-dia! Dá, sim, pra usar mix de estampa, camisa jeans e calça de couro pra trabalhar. Aliás, dá pra ficar muito chique e se "impor" muito mais! Costuma ser meio que uma norma não estabelecida de que ambiente de trabalho é pra roupas "caretas", básicas e lisas; uma massa de tailleurs sem graça e camisas sem caimento. Sempre rola aquele medinho de se arrumar pra ir pro escritório pra "não chamar a atenção" mas, gente, chamar a atenção só é ruim se você aparecer de bandagem, decote ou micro saia. Não existe nada de ruim em estar bem arrumada e estilosa e, muito pelo contrário, acho que bem vestida, a gente só ganha ainda mais atenção, respeito e admiração. Se vestir bem não significa pensar ou trabalhar mal, né? Pensando nisso, bolei alguns looks usando as tendencinhas mais borbulhantes do momento para o ambiente corporativo...



Dá pra usar color blocking pra trabalhar, sim! Acho que o segredo é investir nos jewel tones (aqueles tons que lembram pedras preciosas) e em tecidos mais finos.

Calça de alfaiataria mais justinha azul marinho, super clássica e séria e camisa rosa pink de seda mais solta e sofisticada. Só com esses 2 tons já rolava um color blocking chique e sério mas aí adicionei mais 2 tons: o cintinho fino verde e o sapato laranja. O look fica bem lindo, clássico e muuuuito chique! Deixa o look de trabalho com uma cara bem mais "refinada". Como casaco, quis mostrar uma nova opção para o terno de sempre: uma capa! Acho que fica lindo e bem chique!

Sei que algumas vão reclamar da calça branca maaaas o look pode ser usado com jeans ou calça preta também. Usei a branca pra mostrar que dá, sim, pra ir pro trabalho de calça branca. O segredo é usar blusas mais compridinhas no popo, como a camisa de seda roxa que, além de tampar o tesouro, ainda fica liiinda com o blazer estruturadinho verde musgo. Amo essa combinação do verde militar com roxo! Acho chiquérrima! Pra completar o look, sandália azul e bolsa rosa. Um color blocking que não é óbvio e fica bacanérrimo pro ambiente de trabalho!


E mix de estampa? Será que dá pra encarar o local de trabalho com um mix? Claro que dá! O segredo é abusar dos tons mais neutros e das estampas mais clássicas (poá, listras e oncinha).

Sei que esse look não dá pra encarar qualquer empresa. Mas em um escritório de publicidade, uma redação de TV ou jornal, uma empresa bacana ou até mesmo, um escritório de advocacia, acho que dá pra usar tranquilo. Apesar de diferente, o look é super chique! Não é descontraído nem largado e passa uma cara de mulher séria que entende das coisas, vocês não acham? A saia de onça (na altura do joelho, please!) com a camisa de seda listrada fica bem chique e o cinto caramelo "fecha" o look, deixando um ar bem "sério". Os acessórios (sapato, bolsa e blazer) são neutros pra deixar uma cara mais profissional e a atenção ficar no mix. 

Esse também não é tão fácil mas super vejo uma advogada, empresária ou assessora de sucesso usando esse look. Apesar de bem diferente, os materiais, caimentos e cores fazem com que ele fique chique e passe um ar de seriedade. A saia de poá preta e branca é clássica e a camisa florida, por ter um fundo escuro, não tem cara de "tropical" mas, sim, de "mulher chique". O combo entre os dois fica liiiindo, super poético e inspirado. Mais uma vez, os acessórios são neutros e básicos pra não entrar em conflito a aparência e o local. O sapato preto é chique, básico e super "empresa". Já a bolsa e o cintinho vermelho arrematam o look e trazem um brilho e cor a mais pro visual. 


Não é toda empresa que suporta uma calça de couro, né? Mas em empresas de publicidade, criação, gerentes de empresas grandes, advogadas (amo advogadas estilosas), é possível usar, sim. Todo dia? Não! Mas, naqueles dias que a gente cansou do P&B de sempre, dá super pra ousar e aparecer linda, chique e estilosérrima de calça de couro. O segredo, pra mim, é dosar com blusas de materiais mais finos, como seda, musseline e mais sérios, camisas e blazers, por exemplo. 

Gente, eu sei que eu sou meio passada mas olho pra esses looks e vejo mulheres super chiques e bem sucedidas, sabia? ahahahah Acho bem legal quando a mulher consegue ter um cargo legal e se cuidar e se vestir bem. Passa uma imagem ainda mais poderosa! Aqui, escolhi uma calça de couro preta, uma camisa de seda branca com laço e um blazer listradinho. Quis usar cores e estampas nesse look pra mostrar que elas podem, sim, compor um look sério e apto pro trabalho mas, claaaro, quem quiser, pode continuar com o bom e velho blazer preto, que é chique e sem erro! O cinto de oncinha e o sapato vermelho trazem charme pro look. O visual, apesar de ter vários itens "descolados", encara super bem um escritório, não acham?

Aqui, quis trabalhar com essa paleta de nudes pra mostrar que nem só de preto, cinza e branco vive um escritório! hahahaha A calça de couro nude fica bem linda e chique com a camisa de seda bege e o pump de oncinha. Cinto preto pra fechar o visual e bolsa bege bem grande pra carregar agenda, necessaire e tudo mais que a gente precisa. Não sei se vocês concordam mas acho que só a "seriedade" da camisa já muda a cara do look e deixa um ar bem mais profissional, sem perder a bossa, é claro.


Taí outra peça que todas investimos nosso amado dinheirinho: camisa jeans. Mas, normalmente, ela fica lá no fundo do armário, relegada a dar as caras apenas no fim de semana, né? Dá pra adaptar a camisa jeans pro ambiente de trabalho? Dá, sim! Acho que fazendo as vezes de camisa branca, ela fica bem "descolada" sem tirar a seriedade do look. 

Aqui quis usar outras tendências junto: saia de renda, cardigan alongado e cintinho na cintura. A saia de renda (sempre na altura do joelho, por favor!) fica bem bacana com a camisa jeans e o cardigan compridinho. As cores são neutras e, por isso, o look não fica exagerado nem "fantasia". Pelo contrário, acho que fica bem elegante, como ficaria com uma camisa branca mas a camisa jeans traz um charminho e bossa a mais, né? Pump de oncinha, que poderia ser um nude ou preto também, e bolsa clássica. Acho que uma das coisas a se observar e se cuidar nesses looks corporativos são, exatamente, os acessórios. Quanto mais clássicos, melhor, pois, apesar da roupa super tendencinha, eles mantém o look com uma cara de sérios. 


Aqui, saia plissada preta e branca e blazer preto: super clássicos e básicos. Perfeitos pro trabalho! A diferença é que, em vez da camisa branca de sempre, usado com uma camisa jeans ele fica mais charmosinho e descolado, né? Os acessórios, mais uma vez, são clássicos. Optei pelo vermelho na bolsa e no cinto pra trazer cor pro visual. 

Esse é um dos meus looks preferidos e acho perfeito pra encarar o trabalho. Calça preta mais soltinha (que alonga e emagrece), pump preto e sweater nude. O charme fica por conta do sweater ser mais larguinho e pela camisa jeans por baixo. A bolsa de onça é o ponto de luz do look e completa mais ainda o charme do visual. Super fácil, super clássico e super lindo!


Bom, eu sei que nem todo mundo tem peças diferentes no armário mas o exercício é justamente esse: ver que dá pra inovar e investir em peças diferentes pra usar em todas as ocasiões! Mas me contem: o que vocês acham? Dá pra deixar o ambiente de trabalho mais estiloso? Ou é um sonho impossível? Queria saber como usar alguma peça que não apareceu aqui? Manda e-mail, deixa comentário... Vai ser um prazer ajudar! 

Beijos, 

Ana 

2 comentários:

  1. Oiiiie , me tira uma duvida? como voce faz essas montagem é algun sait ? se puder me passar AGRADEÇO . hihi bjs VOCE É ÓOOOOOTEMA look estão bem diGnos e usáveis..

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Nossa, muito rápida você! hhahahah é um site, sim! Chama Polyvore (http://www.polyvore.com). Super prático e totalmente viciante hahahah

    Brigada pelos elogios! Muito fofa você! Volta sempre e se divirta no Polyvore hhahaah

    Beijos,

    Ana

    ResponderExcluir