segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pensando moda: sobre seriedade e bons trabalhos


Oi, pessoal! Como estão? Cheguei de viagem já e com a corda toda! 

Semana passada, falei sobre o padrão de magreza e de perfeição explorado pela indústria fashion e andei pensando e acho bacana que, uma vez por semana, tenhamos um post que nos faça refletir e pensar moda. Afinal, como sempre digo, não basta apenas a consumirmos, né?


Essa semana que passou, teve tanto bafafá "bloguístico" que, claro, o tema dessa semana são os blogs e até onde nós, blogueiras, devemos levar a sério a informação e o próprio blog. 

Durante a SPFW, foi gravado um vídeo com o embate (que a UOL apimentou um tico mais do que deveria…) entre blogueiros e jornalistas de moda. Afinal, qual a diferença? Quem passa mais informação? Quem é mais neutro? 



Claro que o primeiro argumento contra blogs é "E O JABÁ?" mas, sejamos sinceros, jabá existe em quase toda profissão que vende produtos. Seja você médico, dentista, dono de balada, jornalista ou, inclusive, bloqueio, sempre alguma marca vai te "presentear" para que, em troca, você fale ou venda o produto dela. Aí entra a questão da moral e da honestidade de passar para seus clientes (leitores, no caso dos dois últimos) apenas boas informações e bons produtos. E até onde eu sei moral e honestidade não se aprendem na faculdade… Ou seja, tem blogueira vendida? Tem! E muito. Mas também existem médicos que receitam um remédio tal em troca de prêmios, donos de balada que fecham com a marca X porque essa patrocina sua casa noturna e jornalistas que fazem boas resenhas em troca de produtinhos. Isso é ruim? A partir do momento em que isso, de alguma forma, traz prejuízo a quem te segue, te prestigia ou confia em você, isso é ruim. Quando você "mente" pra vender alguma coisa, acho que isso se torna péssimo e, infelizmente, vemos muito isso na blogosfera. Quantas blogueiras juram amar produto X do patrocinador Y mas em seus looks nunca usam nenhuma peça da marca? Acho que propaganda é propaganda, mentira é mentira. Em QUALQUER profissão. Mas vender um bom produto de forma sincera e honesta é só um meio de vida, não? Ou seja, tendo caráter e honestidade, anunciar não é pecado. 


O segundo argumento é: "e a informação e a técnica?". Bom, informação de moda tá aí pra quem se interessar em ler e pesquisar MUITO. Sempre brinco com as minhas amigas que cada post leva 3 dias pra ficar pronto e, no fundinho, é verdade! Pra passar informação, funciona assim: você vê uma fagulha de trend em alguma foto e vai pesquisar referência, looks de passarela, diferentes épocas da moda e isso é uma coisa que não traz leitor mas que enche a gente de orgulhinho pessoal. Saber que você viu aquilo e pesquisou antes de bombar é uma realização enorme dentro da "profissão blogueira" e isso nos deixa mais próximas dos jornalistas. Acho que essa é uma grande diferença: o jornalista tem a OBRIGAÇÃO de ser informado, de ser avant gard, uma vez que a revista é fechada a edição algum tempo antes de a revista chegar a banca. Ou seja, os jornalistas dominam a técnica e tem essa obrigação com a pesquisa e a inação, dois fatores que, muitas vezes, os levam a sair a frente das blogueiras no quesito "informar". Mas reparem que disse "muitas vezes"… Nem sempre, isso é verdade e tudo depende do comprometimento do blogueiro em pesquisar e do leitor em cobrar. Afinal, vocês, leitores, são nossos fiscais! Ou seja, se o dono do blog se comprometer a fazer um trabalho bacana, com uma boa base, pesquisa e qualidade, acho que os blogs são ótimos porque eles acontecem no agora, são dinâmicos. Os blogs tem esse fator bacana: eles possibilitam um contato direto, uma troca de idéias maior. Sendo assim, acho que se as blogueiras se preocupassem menos com Chanel e Hermés e mais com inteligência e informação, os blogs poderiam (e seriam) veículos muito mais confiáveis e, até mesmo, uma extensão das revistas, já que ele tem essa característica tão única do "agora". O problema aqui é: até onde os leitores querem blogs que informem ou blogs "novelinhas", onde podem acompanhar a vida perfeita que algumas blogueiras vendem? Até onde os leitores também exigem que os blogs tragam idéias novas, dicas bacanas e não apenas mais um capítulo de consumismo de luxo desenfreado? A partir do momento em que o autor do blog tiver essa sede pelo conhecimento e o leitor gostar e cobrar embasamento então acho que os blogs serão formadores de conteúdo tanto quanto as revistas e não mais forma de ostentação. 


Pra resumir esse tema: acho que os jornalistas acabam por ter mais seriedade porque assim se exige deles enquanto que em volta de blogueiras se forma uma aura de perfeição e bajulação que acaba por acomodá-las nesse mundinho de se exibir e não informar. Porém, assim como existem blogueiras muito boas que, realmente, procuram estudar e pesquisar a fundo, também existe muito jornalista de moda que não entende nada de moda. Ou seja, nessa dispusta, ninguém é errado e ninguém é certo. Sai a frente o profissional que melhor exercer a função de informar, afinal é pra isso que abrimos espaço. Pra expormos idéias, trocarmos experiências, podermos mostrar como vemos a moda e o que acreditamos acerca dela. Ou, pelo menos, é isso que um profissional sério e competente busca e cabe ao consumidor optar por pessoas assim ao invés de picaretas, que, infelizmente, existem aos montes em toda profissão. 


O segundo bafafá da semana foi em torno de uma conta "falsa" que fizeram para "gongar" uma blogueira. A partir daí, surgiu o meme #acheiqueFOCEmorrer, que acabou nos TT mundiais e levou nomes influentes, como Julia Petit e Narciza Tamborindeguy, a entrarem na brincadeira. A blogueira gongada se sentiu ofendida quando brincaram com o noivo dela e aí usou do argumento eterno "falta Deus e amor" e "inveja mata". Claro que, mais uma vez, foi parar no TT com #faltaDeus e a galera caiu em cima com frases como "#faltaDeus mas não falta criadagem", "#faltaDeus mas não falta champanhe" e tantos outros. A moça já entrou com ações de danos morais, ofensa pessoal e a terceiros e falsidade ideológica. 


Pra mim, é uma moça bem nascida, parte de uma elite, bonita, bem sucedida e acho que não tem a menor necessidade disso. Lendo os tweets, achei tudo bem escrachado mas também muito bem humorado e acho que, se nos permitíssemos  (e digo no plural pra encaixar o mundo TODO) rir mais de nós mesmos, teríamos tanta dor de cabeça a menos na vida… Escreveu errado e te gongaram? Entra na dança! Apareceu no blogueira Shame como "Loka do dia"? Dá risada! Quem disse que moda, blog e o mundo são pra levar tão a sério? Gosto é pessoal e os erros tão aí pra serem cometidos (e zuados). O que não dá é pra nos ofendermos com brincadeiras e passarmos a ofender a integridade e o trabalho de profissionais, como fez a blogueira em questão. E daí que sua amiga riu de você? Isso quer dizer que ela não te respeita? Rir de nós mesmos é chique, descontraído e demonstra muito caráter e grandeza pessoal e de espírito. Ter a capacidade de levar uma brincadeira na brincadeira é uma coisa que faz bem pra nós e aumenta o respeito dos outros por nós mesmos. ÓBVIO que sou contra ofensas a caráter e exageros, venham eles de qualquer parte. Assim como sou contra comentários que ofendem o caráter, pois eles são extremistas, também sou contra blogueiras que se colocam num pedestal de perfeição, personalidade intocável e ditadora de moda, pois aí o exagero vem delas. 

O que posso abstrair, por fim, desse texto imenso é que um pouco de leveza, humildade e trabalho sério fazem bem a qualquer um. Rir de si mesmo, saber que se pode aprender um pouco com todo mundo e se dedicar a fazer um trabalho de qualidade só engrandecem a pessoa e a deixam mais perto de ser um profissional não apenas bem sucedido mas também admirado. 

Mas quero saber: o que VOCÊS pensam sobre isso? Comentem, gente? Fico carente de comentários e debates… 

Beijos, 

Ana 

7 comentários:

  1. Ana, juro, a primeira vez que entrei no seu blog pensei que fosse escrito por uma jornalista, pois vejo o quanto se aprofunda em suas postagens, sempre com conhecimento agregado.
    A maioria dos blogs, quando não se trata de look do dia e sorteios, postam uma foto x e duas ou três linhas de legenda. Eu considero essa superficialidade uma falta de respeito e subestimação da inteligência das leitoras. E quando vejo um monte de garotas endeusando aquilo, acho chocante demais.
    Essa banalização da informação é uma desforra. Concordo com o que disse, os blogs deveriam ser uma extensão das mídias tradicionais, com confiabilidade, é uma forma de mostrar seu trabalho ao público, buscar uma oportunidade de reconhecimento. Dinheiro é consequência de um bom trabalho, mas ganhá-lo subestimando leitoras é sacanagem.
    Entrei no seu blog uma vez, pra nunca mais largar!
    Beijos

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  2. Aiaiaiai.... depois de ler teus textos reflexivos fico pensando por que eu não escrevi isso!!! Aahahah Penso exatamente como tu!!!! Tanto no que tange à forma de informação, ao conteúdo novelinha de luxo de alguns blogs, ao jabá (e atriz que endossa e vira garota propaganda de marca horrenda só pelo cachê?!?!).... Acho que a questão é: temos muita coisa por aí e nós, consumidoras da informação, é que temos que escolher o que mais nos serve.

    Tem algumas dessas blogueiras milionárias que realmente tem bom gosto (outras péssimo, porque só Hermes não salva) e daí gosto de ver os looks.... Mas daí a levar a sério e morrer porque não temos o último lançamento da Chanel (que é o motivo por que muitas leitoras sofrem) é um longo caminho....

    Além disso, concordo contigo nessa história de rir de si mesmo.... Acredito que tenha gente ainda que usou o #faltaDeus, e nem sabe quem é a mãe da criança..... Ela deveria rir e desencanar.... afinal, se alguém tem motivo pra ser tranquilona, é ela, né?!

    Enfim... desculpa fazer disso uma Bíblia..... sempre faço isso, né? ADOREI teu texto!!!

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  3. Ótimo texto, reflete exatamente o que penso.
    Bjks
    Mel

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  4. Gostei muito do seu texto...Concordo em grau,genero e numero !!! Tambem tenho um blog de moda aqui em Londres e tento ao maximo manter o meu estilo, sem me vender, mesmo sabendo que isso fara com que meu publico seja menor...E qto a rir de si mesma, quem mais tira sarro de mim sou eu mesma !!!LOL !!! Parabens pelo texto, bacana !!! Grande beijo de Londres.... Ana Melo Obs: estou escrevendo de um teclado em ingles e nao tem acentos, SORRY !!!
    http://randomfashiontips.com/

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  5. Gostei muito do seu posicionamento e também concordo. Uma palavra que vc usou e pra mim resume muita coisa é "exibir". Quando temos a internet como essa ferramenta poderosa que é hoje algumas coisas tomam proporções enormes e quem se exibia antes para o seu grupinho de amigos, na sua cidade agora tem um alcance muito maior. Tentam criar um mundo de perfeição que é irreal e quando alguém aponta o furo, não têm jogo de cintura para lidar. Essa coisa de rir de si mesma e poder aceitar melhor as críticas vem com maturidade, o que acho que falta para muitas na blogosfera.

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  6. Bem, também falei sobre a "disputa" entre blogueiras e jornalistas de moda no meu blog. Concordo com você que nessa briga, ninguém está certo, ninguém está errado. Há gente boa e ruim em todas as profissões. Há blogueiras profissionais e há blogueiras amadoras - e tanto de um lado quanto de outro, há matérias de qualidade e matérias sem qualidade. Como você muito bem colocou, o que conta mesmo é a honestidade e o caráter.
    Já com relação à blogueira que se sentiu ofendida por causa de uma brincadeira na net, isso me faz lembrar o aumento no número de pessoas famosas abrindo processo por conta de piadas de mau gosto. Ora, as piadas sempre existiram. O maior pecado que uma piada pode cometer é ser ruim. Não existe piada certa e piada errada. Rir de si mesmo, rir da situação, torna tudo mais leve, mais engraçado. Claro que a piada não pode ofender ou denegrir a imagem da pessoa diretamente, mas no caso do #acheiqueFOCEmorrer, muitas pessoas entraram na brincadeira por causa do TT mesmo, sem nem saber de (quem) onde surgiu a expressão. É muito alarde por tão pouca coisa.
    Muito bom texto.

    www.coisasdadeinhah.com.br

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  7. Cai aqui de paraquedas - pelo google e digo que foi uma aterrisagem bem legal e divertida. Este post eu concordo muito mas acho que o povo do TT pega pesado e, quanto menos vc gosta, mais te gongam... é assim. Agora a onda é "fazer bico em foto" e fazer poses absurdas, contorcionistas ou outfits horrorosos só para sairem no blog blogueira shame pq da ibope. Ou seja, a blogosfera continua a mesma... Foi prazeroso ler e ver um blog da minha cidade vizinha tão bacana! Parabéns!

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