quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Balanço Fashion Rio - Inverno 2012 I

Oi, gente! Como vocês estão? Aqui em Londrina, tá uma chuvinha delícia, boa pra descansar e já começar a sentir saudade do friozinho. E, por falar em friozinho, tá rolando no Rio de Janeiro a edição de inverno 2012 do Fashion Rio e, apesar de ser uma semana de moda mais comercial, sem tantos desfiles conceituais, acho que já dá pra gente ir tendo uma idéia do que a moda nos reserva pra esse inverno. Vamos ver?

No primeiro dia teve a Herchcovitch, linha mais street de Alexandre Herchcovitch, Cantão, Patachou, Acquastudio e Alessa. Ontem, o segundo dia, foi dia de 2nd Floor, Melk Z-Da, TNG e Coven. Bora pro balanço:


A coleção da Acquastudio foi inspirada na alta-costura e no "moulage", técnica onde o molde é feito no manequim e não em formas planas, e teve tons e tecidos delicados misturados a elementos mais fortes. Na teoria, a inspiração era linda e super conceitual mas acho que na hora de traduzir isso para os looks, a coisa desandou um pouco e alguns looks acabaram ficando meio velhos e sem o glamour que se espera da alta-costura, mesmo assim a coleção teve pontos altos. Os vestidos de festa bordados com flores e as saias midi de cintura alta em tecidos metálicos foram, pra mim, o mais bacana da coleção. 


A make do desfile foi assim: 


A beleza também foi mais clássica com toques modernos, como o coque lateral bem alto. A pele era super leve com blush só fazendo o papel de trazer aquela carinha de saúde, os olhos foram feitos com sombra dourada clara e em formato gatinho. Achei bem integrada a beleza com a coleção e o conjunto acabou ficando fofo!



Sou suspeitinha pra falar de Alexandre Herchcovitch, pois sou fãzona do trabalho dele! Acho que é, sem dúvida, um dos estilistas mais bacanas do Brasil e um dos mais corajosos e vanguardistas. Mas a coleção da Herchcovitch não me encheu, mesmo considerando ser o evento e a marca mais comerciais. A inspiração veio dos artistas de rua dos anos 80 e a coleção foi, realmente, bem fiel a essa época. Como já tinha dito pra vocês, acho que esse final de anos 80 e começo dos anos 90 vão começar a "bombar" agora e elementos dessa época foram fortíssimos no desfile da Herchcovitch, como a cintura alta, a modelagem "moletom", as camisetas mais largas e curtas, os vestidos jeans. Bom, vamos as "ibagens" (#datenafeelings)?


O ponto alto, em minha opinião, são as peças camufladas e os vestidos jeans. E, claro, MORRI com o suéter largão de caveira, né? De maneira geral, achei a coleção bem coesa, bem Herchcovitch e, apesar de não ter empolgado, tem peças e idéias bem bacanas.


Adorei a beleza do desfile com o cabelo black power murchinho. Acho que o cabelo enrolado e mais armado é um dos símbolos da época que inspirou o estilista e foi apresentado de uma forma nova e bem bacana. A pele é bem básica com iluminador dourado e os contornos do rosto são bem marcados, já os lábios ficam na idéia do balm e nada mais. Aprovado!


Alessa é marca conhecidíssima das cariocas e revende hoje pra mais de 30 países e 150 multimarcas no Brasil. A estilista foi buscar sua inspiração nos tapetes persas e as estampas dos tapetes digitalizadas ficaram um show! O desfile repleto de mix de estampas, pegada étnica e modelagens amplas e fluidas contrastando com cortes mais rígidos e tecidos mais pesados foi, pra mim, um dos melhores até agora. Vamos ver?


O ponto alto do desfile, na minha opinião, foram as peças de alfaiataria e camisaria com estampas étnicas contrastantes. De encher os olhos, né?


No quesito beauté, mais um ponto pra Alessa. A pele bem lisa com contorno da maçã bem marcado com blush opaco, os olhos com marrom matte, os lábios leves - tudo casa muito bem com a idéia do étnico.


O conforto dos casulos foi a inspiração da equipe de estilo da Cantão para a temporada e apesar de super conceitual o tema, a coleção acabou por ser super comercial e usável. Não teve grandes surpresas ou inovações mas é o estilo de roupa que você vê e quer sair usando, sabe? Tudo muito básico, com cara de quentinho e confortável. O que dá charme são os acessórios e a montagem dos looks e cores. E por falar em cores, na cartela da coleção, tons neutros como branco, cinza, bege misturados a tons mais apagados como o mostarda, o verde musgo e tons "elétricos" como o azul royal, o amarelão e o vermelho. Outra aposta da marca foi o xadrez mais masculino, meio "lenhador" incorporado ao guarda-roupa da mulher.


A coleção é bem coesa e acaba dando vontade de sair assim já, né?!


Como não poderia deixar de ser, a beleza da Cantão foi totalmente natural! Cabelos soltos, sem repartição, olhos e pele bem "limpos" no melhor estilo "tá frio e só quero ficar quentinha" e acho que os lábios com esse aspecto mais seco e as bochechas rosadas contribuem e fecham com chave de ouro essa idéia.


Inspirada no Oriente, a coleção da Patachou trouxe uma mistura do Oriente "Japão" (inventando regiões com Ana Cláudia...) com o Oriente Médio que eu achei muito bacana! Se era a intenção da estilista fazer esse mix, eu não sei mas impossível não associar os quimonos ao Japão tradicional e os tons dourados e os tons mais quentes com a opulência do Oriente Médio e seus sheiks. A idéia, as peças e os acessórios são bacanas mas vejo dois problemas no todo: 1) ficou muito pesado a combinação de tecidos "ricos", com tons fortes, com bordados... enfim, acho que a mistura do muito com muito ficou demais; e 2) bom, se a pessoa não tem 1,80 e 50 kgs, provavelmente as modelagens amplas e cheias de prega não vão valorizar em nada, né? Ou seja, achei a idéia lindíssima mas a execução deixa dúvidas pra mim.



Como a inspiração vinha do Oriente, claro que a beleza tem um quê de gueixa, né? A pele é impecável, apesar de leve, e os lábios são em tons fortes e escuros de vermelho e vinho. O cabelo é todo pra trás, bem grudado na cabeça, com toque retorcido. Um visual bem austero mas que ficou bacana.


Bom, gente, esse foi o balanço do primeiro dia (e o post mais longo da história do blog)! O que acharam? Qual o preferido de vocês? Qual o pior? Me contem! Mais tarde, tem o segundo dia, ok?

Beijos,

Ana

Um comentário:

  1. Cassandraaaa!! Que saudade =D
    Adorei o post, muito bem explicadinho! Você detalhe na medida certa ;)
    Bom, uma das coleções que eu mais gostei foi a da Cantão, acho que por ser mais "usável" como você mesma falou!
    Beijão!
    Ana Luisa Casaroli.

    ResponderExcluir